fbpx

Rússia planeja criar a segunda maior produtora de petróleo do mundo.

Foto: Reprodução da Internet

Moscou está trabalhando em um plano para fundir suas maiores empresas petrolíferas em uma única gigante nacional, um acordo que aumentaria o controle do presidente Vladimir Putin sobre os mercados globais de energia e sobre a economia russa neste momento de guerra.

No acordo que está sendo discutido, a gigante estatal Rosneft Oil absorveria a produtora estatal Gazprom Neft — subsidiária da exportadora de gás natural Gazprom — e a Lukoil, de propriedade independente, segundo pessoas familiarizadas com as conversas. As três estão sob sanções dos EUA.

A empresa resultante seria facilmente a segunda maior produtora de petróleo do mundo, depois da Aramco da Arábia Saudita. Com uma produção quase três vezes maior que a da Exxon Mobil — a maior produtora americana — essa combinação de empresas permitiria que a Rússia impusesse preços mais altos a clientes em lugares como Índia e China.

Nélio Wanderley

Nélio Wanderley

CEO da Posto Seguro Brasil e sócio da Nortear Energy empresas de Consultoria e de Assessoria ao mercado de combustíveis Graduado em Administração e Gestão Comercial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduando em Gestão Pessoas e Comportamento Organizacional. Experiência profissional de mais de 30 anos na área Comercial, Gestão de Novos negócios (desenvolvimento de carteiras nas Distribuidoras de Petróleo), Gestão de Projetos, Gestão de Lubrificantes e Gestão de Rede de Postos, com carreira desenvolvida em empresas como: Atlantic, Ipiranga e Ale.

Deixe uma resposta

Discover more from Posto Seguro

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading