fbpx

Projeto de Lei no Congresso Nacional propõe investimento bilionário em e-Fuel, o combustível verde que pode substituir gasolina no Brasil

Foto: Reprodução da Internet

Está em análise no Congresso Nacional o Projeto de Lei de Combustível do Futuro, que visa um investimento significativo de R$ 250 bilhões no e-Fuel. Este inovador combustível verde surge como uma potencial substituição para gasolina e diesel, prometendo a neutralização do CO2.

Uma das propostas do PL é a fabricação de diesel ou gasolina sem depender do petróleo, utilizando hidrogênio e dióxido de carbono como matérias-primas. O e-Fuel destaca-se por eliminar a necessidade de extração de combustíveis fósseis, adotando um processo de produção limpo e sustentável. Além disso, pode ser utilizado em conjunto com combustíveis fósseis nos motores atuais, proporcionando versatilidade.

Para alcançar a neutralidade de CO2, na produção do e-Fuel, o dióxido de carbono é capturado da atmosfera, estabelecendo um equilíbrio entre a retirada e a remissão. A captação desse CO2 ocorre por meio de fontes de energia eólica, solar e hidroelétrica, alimentando eletrolisadores capazes de dividir as moléculas de água em oxigênio e hidrogênio. Isso resulta na filtragem do carbono, que é combinado com o hidrogênio da água, gerando metanol sintético.

Atualmente, a produção desse inovador combustível está concentrada no Chile, pela startup HIF, com participação das marcas alemãs Volkswagen, Audi, Porsche e Bosch. A expectativa é alcançar a fabricação de 150 mil litros por ano, capturando mais de 25 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera anualmente.

Fonte: revista carro
Nélio Wanderley

Nélio Wanderley

CEO da Posto Seguro Brasil e sócio da Nortear Energy empresas de Consultoria e de Assessoria ao mercado de combustíveis Graduado em Administração e Gestão Comercial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduando em Gestão Pessoas e Comportamento Organizacional. Experiência profissional de mais de 30 anos na área Comercial, Gestão de Novos negócios (desenvolvimento de carteiras nas Distribuidoras de Petróleo), Gestão de Projetos, Gestão de Lubrificantes e Gestão de Rede de Postos, com carreira desenvolvida em empresas como: Atlantic, Ipiranga e Ale.

Deixe uma resposta

Discover more from Posto Seguro

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading