fbpx

Em conversa com a China, Trump fala sobre comércio de petróleo, gás e produtos agrícolas entre países

Foto: Reprodução da Internet

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, afirmou nesta quarta-feira (4) que conversou com o presidente chinês, Xi Jinping, por telefone sobre o comércio entre os dois países.

Em publicação em seu perfil no Truth Social, o republicano disse que a ligação foi “longa e detalhada” e que, além do comércio, também falaram sobre questões militares, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a situação atual com o Irã, o Taiwan, e sobre a viagem que Trump pretende fazer ao gigante asiático em abril.

O republicano também afirmou que tanto o relacionamento dos EUA com a China quanto o seu relacionamento pessoal com Xi Jinping são “extremamente bons”, reiterando que ambos os líderes sabem “o quão importante” é mantê-los assim.

Em resposta, o presidente chinês afirmou que está disposto a fazer coisas “boas e grandes” em prol da relação entre a China e os Estados Unidos, reiterando que o bom relacionamento entre os dois países é de “grande importância”. As informações são da mídia estatal chinesa.

O presidente chinês também disse que Trump deveria melhorar a comunicação e que os dois presidentes deveriam “lidar com as diferenças de forma adequada”.

Relações conturbadas

A conversa entre os dois líderes aconteceu pouco tempo depois de o presidente chinês ter uma reunião virtual com o presidente russo, Vladimir Putin, e apenas dois dias após Trump ter anunciado a criação de um estoque estratégico de minerais críticos para conter a China.

“Por anos, empresas americanas correram o risco de ficar sem minerais críticos durante interrupções de mercado”, disse Trump durante evento no Salão Oval na última segunda-feira (2).

Washington tem se mobilizado para contrabalançar o que os formuladores de políticas consideram manipulação chinesa nos preços de lítio, níquel, terras raras e outros minerais críticos, essenciais para a produção de veículos elétricos, armamentos de alta tecnologia e diversos outros produtos industrializados. Essa situação tem dificultado a operação das mineradoras americanas há anos.

Fonte: G1
Nélio Wanderley

Nélio Wanderley

CEO da Posto Seguro Brasil e sócio da Nortear Energy empresas de Consultoria e de Assessoria ao mercado de combustíveis Graduado em Administração e Gestão Comercial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduando em Gestão Pessoas e Comportamento Organizacional. Experiência profissional de mais de 30 anos na área Comercial, Gestão de Novos negócios (desenvolvimento de carteiras nas Distribuidoras de Petróleo), Gestão de Projetos, Gestão de Lubrificantes e Gestão de Rede de Postos, com carreira desenvolvida em empresas como: Atlantic, Ipiranga e Ale.

Deixe uma resposta

Discover more from Posto Seguro

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading