fbpx

Banco Central Age: Entenda a Intervenção Após a Alta do Dólar

Foto: Reprodução da Internet

O mercado financeiro foi pego de surpresa com o anúncio do Banco Central de um leilão extraordinário no mercado de câmbio, gerando reações diversas entre os participantes. Alguns analistas minimizaram a intervenção, enquanto outros questionaram a intenção da autarquia em suprir apenas uma demanda pontual, especialmente após o recente salto do dólar. A medida do BC consiste em um leilão adicional de swap cambial tradicional, no valor de 1 bilhão de dólares, destinado a atender parte da demanda gerada pelo resgate do título NTN-A3, previsto para 15 de abril.

Esse movimento marca a primeira intervenção sem fins de rolagem da autarquia no mercado de câmbio desde o final de 2022. A NTN-A3 é um título público indexado ao dólar, e embora não seja negociado pelo Tesouro Nacional há anos, ainda há instituições no mercado brasileiro que detêm o papel em suas carteiras.

O vencimento dos títulos em 15 de abril implicará o encerramento de posições vendidas em dólar, o que pode influenciar a alta da moeda norte-americana. Enquanto o BC justifica a intervenção como uma resposta pontual à demanda gerada pelo resgate desses títulos, alguns analistas levantam a possibilidade de a desvalorização recente do real ter impactado na decisão da autarquia.

Com o dólar atingindo seu maior valor de fechamento desde outubro do ano passado, acumulando alta de 1,57% em dois dias úteis, há preocupações sobre o movimento de valorização da moeda estrangeira e a volatilidade do câmbio. Neste cenário, o mercado acompanha de perto os próximos passos do Banco Central e avalia os impactos dessa intervenção no cenário econômico e nas perspectivas para o câmbio nos próximos dias.

Fonte: infomoneym
Nélio Wanderley

Nélio Wanderley

CEO da Posto Seguro Brasil e sócio da Nortear Energy empresas de Consultoria e de Assessoria ao mercado de combustíveis Graduado em Administração e Gestão Comercial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduando em Gestão Pessoas e Comportamento Organizacional. Experiência profissional de mais de 30 anos na área Comercial, Gestão de Novos negócios (desenvolvimento de carteiras nas Distribuidoras de Petróleo), Gestão de Projetos, Gestão de Lubrificantes e Gestão de Rede de Postos, com carreira desenvolvida em empresas como: Atlantic, Ipiranga e Ale.

Deixe uma resposta

Discover more from Posto Seguro

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading