Foto: Reprodução da Internet
Gasolina comum, gasolina aditivada…são tantos os nomes, tipos e preços que fica até difícil saber para que serve cada combustível que você encontra no posto.
Qual o combustível ideal para seu veículo?
Vamos conferir um pouco sobre cada uma delas:
● Gasolina refinada
A gasolina refinada é obtida nas refinarias por meio da destilação fracionada do petróleo. Isso significa que determinados componentes da matéria-prima são eliminados, sobrando apenas o combustível que abastece o seu carro.
● Gasolina reformulada
Podemos dizer que toda gasolina é formulada, mas nem todas vêm de refinarias. Existem laboratórios que desenvolvem uma formulação para a gasolina comum por meio de aditivos.
E fica a dúvida: existe diferença entre elas? E a resposta é simples: de acordo com a ANP, não existe nenhuma distinção entre a gasolina refinada e formulada. Para que o produto final atenda às exigências estipuladas pela ANP, as fabricantes precisam aplicar o método da formulação.
Hoje, no Brasil, existem três tipos de gasolina: Comum, Aditivada e Premium (gasolina Podium, da Petrobras, Shell VPower Racing ou Ipiranga Octapro, Ale Premium, por exemplo).
A gasolina aditivada nada mais é do que a gasolina C automotiva (comum ou premium) acrescida de um
detergente/dispersante.
A definição de valor mínimo para a massa específica a 20 ºC, de 715,0 kg/m3, que visa conferir maior autonomia aos veículos, pela diminuição no consumo de combustível pelos veículos.
Atualmente, o teor de etanol anidro na gasolina C é de 27% em volume para gasolina C Comum e 25% para gasolina C Premium conforme Portaria MAPA nº 75/2015.
Os de limites para a octanagem RON tem fixação de valor mínimo de para a Gasolina Comum de 93, e para a Gasolina Premium de 97. Existem Gasolinas Premium no Brasil com octanagem acima de 100.




