Foto: Reprodução da Internet
A FUP (Federação Única dos Petroleiros) informou na noite desta 2ª feira (22.dez.2025) que indicou o aceite da contraproposta apresentada pela Petrobras e orientou a suspensão da greve da categoria, que já dura 8 dias. A decisão foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da entidade e ainda será submetida às assembleias dos trabalhadores, que começam a ser convocadas ainda hoje.
A paralisação teve início em 15 de dezembro e atingiu unidades estratégicas da Petrobras, incluindo 6 refinarias, 16 plataformas e instalações da Transpetro, da TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil) e da PBio (Petrobras Biocombustível). Segundo sindicatos, houve adesão integral em plataformas da Bacia de Campos. A estatal, por sua vez, declarou durante todo o movimento que não houve impacto na produção nem no abastecimento de combustíveis.
Durante a greve, a FUP chegou a classificar a proposta inicial da Petrobras como insuficiente e criticou o que chamou de tentativas de retirada de direitos. O movimento também foi marcado por episódios de tensão, como a detenção de dirigentes sindicais durante manifestações na Reduc (Refinaria Duque de Caxias), no Rio de Janeiro. A Petrobras afirmou que acompanhou o caso e reiterou que respeita o direito de manifestação dos empregados.
Ao longo da paralisação, a estatal manteve equipes de contingência, garantiu a continuidade das operações e seguiu empenhada em concluir a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho na mesa com as entidades sindicais.
Fonte: poder360




