Foto: Reprodução da Internet
Os preços da gasolina e do diesel praticados pela Petrobras no Brasil podem cair nos próximos dias. A explicação está na cotação do petróleo tipo brent.
A commodity está em queda livre no mercado internacional depois de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) tomar uma decisão inesperada sobre a produção global de petróleo. A entidade anunciou um aumento de 411 mil barris de petróleo por dia a partir do mês de maio — o número representa o equivalente a três aumentos mensais de acordo com o plano anterior da Opep.
Ou seja, os países exportadores de petróleo concordaram em aumentar de forma expressiva a produção de petróleo a partir de maio. O movimento não estava no radar dos analistas e provoca um choque nos preços do petróleo.
Para calcular os preços dos combustíveis no Brasil, é preciso também considerar a cotação do dólar — que é negociada em queda de 1,5% no momento, a 5,61 reais. Se trata, portanto, de uma “tempestade perfeita” para a redução nos preços. De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), os preços da gasolina e do diesel tinham defasagem de apenas 1% em relação à paridade internacional antes do choque nos preços desta quinta-feira, 3.
Fonte: veja




