Foto: Reprodução da Internet
Preço do etanol sobe mais de 6% em dois meses e gasolina compensa em mais estados, aponta pesquisa O cenário dos combustíveis no Brasil tem se mostrado dinâmico nos últimos meses, especialmente no que diz respeito ao etanol e à gasolina. Segundo dados recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do etanol nos postos de combustíveis do país aumentou 6,42% nos últimos dois meses.
Essa variação tem impacto direto na escolha dos motoristas que possuem veículos flex, já que a relação de vantagem entre etanol e gasolina varia conforme os preços. Os dados publicados pela ANP na última semana, revelam que a gasolina está mais vantajosa em 18 estados para abastecer veículos flex, enquanto o etanol é mais vantajoso em apenas 8 estados e no Distrito Federal. Essa mudança de cenário é significativa, já que há dois meses o etanol era mais vantajoso em 14 estados e no Distrito Federal.
Rodrigo Zingales, diretor-executivo da Associação Brasileira dos Revendedores de Combustíveis Livres (AbriLivre), destaca que diversos fatores contribuem para essa nova realidade. O aumento no preço do etanol vendido pelo produtor às distribuidoras impacta diretamente o custo final nos postos de combustíveis. Além disso, a política de preços da Petrobras, aliada a custos de importação comportados, contribui para segurar os repasses dos aumentos da cotação do petróleo no mercado internacional, mantendo a gasolina competitiva em vários estados. Segundo especialistas, o etanol é mais vantajoso quando seu preço está até 70% do valor da gasolina.
Veja abaixo a lista dos estados em que cada combustível compensa mais, com base nos preços médios:
Acre: Etanol
Alagoas: Gasolina
Amapá: Gasolina
Amazonas: Etanol
Bahia: Gasolina
Ceará: Gasolina
Distrito Federal: Etanol
Espírito Santo: Gasolina
Goiás: Etanol
Maranhão: Gasolina
Mato Grosso: Etanol
Mato Grosso do Sul: Etanol
Minas Gerais: Etanol
Pará: Gasolina
Paraíba: Gasolina
Paraná: Etanol
Pernambuco: Gasolina
Piauí: Gasolina
Rio de Janeiro: Gasolina
Rio Grande do Norte: Gasolina
Rio Grande do Sul: Gasolina
Rondônia: Gasolina
Roraima: Gasolina
Santa Catarina: Gasolina
São Paulo: Etanol
Sergipe: Gasolina
Tocantins: Gasolina
É válido lembrar que esses dados são uma média por estado, coletados pela ANP durante a semana de 14 a 20 de abril. Essa análise reforça a importância de os motoristas ficarem atentos aos preços e rendimentos dos combustíveis para fazer a escolha mais econômica e adequada para seus veículos.
Fonte: g1




