fbpx

Pesquisadores do Texas desenvolvem um motor elétrico de alta potência, eliminando o uso de terras raras, utilizando alternativas mais sustentáveis ​​como o cobre:

Foto: Reprodução da Internet

O motor elétrico, componente indispensável ​​em veículos, navios, aviões e turbinas eólicas, enfrenta um desafio crítico: a dependência de materiais de terras raras.

Esses elementos, embora essenciais para o desempenho avançado, trazem altos custos econômicos, impactos ambientais devastadores e vulnerabilidade geopolítica. Agora, pesquisadores da Texas A&M University apresentam uma solução inovadora e sustentável.

O que são terras raras
As terras raras são elementos químicos utilizados na fabricação de componentes essenciais devido às suas propriedades magnéticas excepcionais. Esses elementos são fundamentais para aumentar a eficiência, reduzir peso e melhorar o desempenho dos motores elétricos e outros dispositivos relacionados à mobilidade sustentável.

O novo motor elétrico sem terras raras
Os cientistas desenvolveram um motor elétrico que elimina totalmente a necessidade de terras raras. O projeto, intitulado “Avanços na propulsão de veículos elétricos: desenvolvimento de motores elétricos de alta potência sem terras raras”, utiliza cobre em substituição a ímãs de neodímio e outros materiais semelhantes.


Nélio Wanderley

Nélio Wanderley

CEO da Posto Seguro Brasil e sócio da Nortear Energy empresas de Consultoria e de Assessoria ao mercado de combustíveis Graduado em Administração e Gestão Comercial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduando em Gestão Pessoas e Comportamento Organizacional. Experiência profissional de mais de 30 anos na área Comercial, Gestão de Novos negócios (desenvolvimento de carteiras nas Distribuidoras de Petróleo), Gestão de Projetos, Gestão de Lubrificantes e Gestão de Rede de Postos, com carreira desenvolvida em empresas como: Atlantic, Ipiranga e Ale.

Deixe uma resposta

Discover more from Posto Seguro

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading