Ônibus elétrico: BNDES aprovará empréstimo para aquisição em São Paulo

Foto: Divulgação/Secom/PMSP

BNDES vai aprovar empréstimo de R$ 2,5 bi para cidade de SP adquirir novos ônibus elétricos.
Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, diz que, com o empréstimo, a capital paulista poderá comprar 1.600 novos ônibus elétricos para a cidade, que tem a meta de trocar 20% da frota de 11.934 veículos a diesel, até o fim de 2024.

Chama a atenção o investimento que esta se realizado pela prefeitura de São Paulo, inclusive, com empréstimos do BNDES para colocar ônibus elétricos em substituição aos que consomem diesel tendo como explicação principal a melhoria do meio ambiente.

E porque chama a atenção?
Pelo fato do Brasil ter soluções nacionais mais baratas e que poderiam gerar mais empregos no país ao invés da China. Temos o gás natural que poderia junto com o biometano ser o combustível que substituirá o diesel. Esse combustível reduz as emissões, a tecnologia do biometano é nacional. Temos um pré sal caipira e temos, também , o gás natural do pré sal. No caso da cidade de São Paulo temos a principal distribuidora de gás do Brasil que é a Comgás que possui toda a infraestrutura para o abastecimento dos ônibus .

Esse não é o caso do ônibus elétricos em que se gastará muito dinheiro para construir uma infraestrutura adequada para o abastecimento desses ônibus. Além do gás, ainda teríamos os biocombustíveis como o etanol e o biodiesel que geram empregos no Brasil com tecnologia totalmente brasileira. Enfim, investimento sendo feito com a explicação correta porém com o combustível errado. No final das contas, mais uma vez o complexo de vira lata brasileiro definiu o investimento em motores elétricos.

Fonte: Adriano Pires
Nélio Wanderley

Nélio Wanderley

CEO da Posto Seguro Brasil e sócio da Nortear Energy empresas de Consultoria e de Assessoria ao mercado de combustíveis Graduado em Administração e Gestão Comercial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduando em Gestão Pessoas e Comportamento Organizacional. Experiência profissional de mais de 30 anos na área Comercial, Gestão de Novos negócios (desenvolvimento de carteiras nas Distribuidoras de Petróleo), Gestão de Projetos, Gestão de Lubrificantes e Gestão de Rede de Postos, com carreira desenvolvida em empresas como: ATLANTIC, IPIRANGA e ALESAT.

Deixe uma resposta