fbpx

Mensagem pessimista sobre o petróleo na apresentação do principal negociante de swap

Foto: Reprodução da Internet

Um painel técnico da Opep convidou um importante corretor do mercado financeiro para fazer uma apresentação esta semana que pintou uma perspectiva de baixa para o mercado de petróleo, de acordo com materiais da apresentação vistos pela Reuters. “O sentimento do mercado esteve fragmentado durante grande parte deste ano, mas a evidência é que houve uma mudança recente no sentimento coletivo para uma baixa à medida que nos aproximamos do final do ano civil”, mostrou um dos slides da apresentação do Onyx Capital Group. .

A OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo – não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. O Onyx Capital Group, com sede em Londres, é o maior criador de mercado do mundo em volume de swaps de petróleo, negociando o equivalente a mais de 25 mil milhões de barris por ano. Afirma possuir um conjunto de dados que analisa as posições do mercado para prever como o mercado se comporta. O CEO da Onyx, Greg Newman, fez a apresentação, de acordo com um tweet da empresa no X, antigo Twitter. Seu conteúdo não foi divulgado, no entanto.

De acordo com os materiais vistos pela Reuters, também mostrou que os futuros do Brent passaram por duas vendas significativas desde o início do trimestre, sendo a primeira, de 27 de setembro a 2 de outubro, impulsionada pelos fracos mercados de gasolina dos EUA e por especuladores financeiros. .

O Ministro da Energia saudita, Príncipe Abdelaziz bin Salman, o ministro mais influente da OPEP, alertou os especuladores financeiros contra apostas pesadas no mercado petrolífero em 2020, desafiando aqueles que procuram vender a descoberto no mercado a “ganhar o meu dia”.

A segunda liquidação, que ocorreu em Novembro, levou o mercado petrolífero a um sentimento colectivo de neutro a baixista, com participantes comerciais como produtores de petróleo e companhias aéreas a juntarem-se aos especuladores financeiros ao verem uma perspectiva fraca.

“Os segundos movimentos agressivos foram correlacionados com um enfraquecimento das perspectivas futuras para o mercado subjacente de produtos brutos e refinados”, disse Onyx nos materiais de apresentação.

Ele acrescentou que a curva futura do mercado de petróleo sinalizou que o mercado espera que a oferta de petróleo pesado, que vários membros da OPEP produzem, provavelmente volte no próximo ano, e os estoques começarão a se reconstruir.

O Conselho da Comissão Económica (BCE), que a OPEP descreve como o seu “grupo de reflexão”, reúne-se duas vezes por ano antes da conferência ministerial ordinária da OPEP para analisar as condições de mercado e a evolução económica.

Embora não tenha capacidade de tomada de decisão, a investigação que produz é importante para os ministros que eventualmente decidirão sobre a política de produção.

Os ministros da OPEP e os aliados liderados pela Rússia, um grupo conhecido como OPEP+, deverão reunir-se no domingo para decidir sobre a política de produção.

O grupo deverá discutir cortes na produção para sustentar a queda dos preços do petróleo, que caíram mais de 13% desde o início deste trimestre.

O Goldman Sachs disse esta semana que espera que a Arábia Saudita e a Rússia estendam seus cortes voluntários na produção de petróleo até o primeiro trimestre de 2024.

Vê também uma possibilidade de 35% de o grupo aprofundar os cortes de produção, potencialmente através de outra redução de 0,5-1 milhão de barris por dia partilhada entre os grandes produtores, incluindo a Arábia Saudita, a Rússia, os Emirados Árabes Unidos, o Iraque e o Kuwait.

Fonte: Investing
Nélio Wanderley

Nélio Wanderley

CEO da Posto Seguro Brasil e sócio da Nortear Energy empresas de Consultoria e de Assessoria ao mercado de combustíveis Graduado em Administração e Gestão Comercial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduando em Gestão Pessoas e Comportamento Organizacional. Experiência profissional de mais de 30 anos na área Comercial, Gestão de Novos negócios (desenvolvimento de carteiras nas Distribuidoras de Petróleo), Gestão de Projetos, Gestão de Lubrificantes e Gestão de Rede de Postos, com carreira desenvolvida em empresas como: Atlantic, Ipiranga e Ale.

Deixe uma resposta

Discover more from Posto Seguro

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading