Marrocos para o Reino Unido: Xlinks projeta levar energia renovável por cabo submarino

Imagem: Reprodução da internet

A startup britânica Xlinks, está desenvolvendo um modelo que visa enviar eletricidade renovável solar e eólica do Marrocos até o Reino Unido por meio de um cabo submarino. A empresa anunciou o plano de coletar eletricidade renovável no sul do Marrocos, na região de Guelmim Oued Noun. A empresa planeja levar energia até Alverdiscott, um vilarejo onde eles preveem que a rede nacional será interconectada.

O presidente executivo da Xlinks, Sir Dave Lewis, aponta que os custos do projeto são estimados entre £20 bilhões e £22 bilhões. Até o momento, eles só conseguiram arrecadar £45 milhões em rodadas de investimento.

Energia sustentável via cabo submarino?
A Xlinks afirma que coletaria 7 Gigawatts (GW) de energia de um parque solar e 3,5 GW de turbinas eólicas, possibilitando alimentar a eletricidade de mais de sete milhões de casas no Reino Unido até 2030. O total de 10,5 GW seria capaz de fornecer aproximadamente 8% de toda a eletricidade necessária para alimentar o país.

Afirma o CEO da Xlinks, Simon Morrish: “Este é um marco importante para o nosso projeto, que oferece certeza e clareza sobre o processo legal e os prazos para a aprovação do projeto. A decisão reflete a verdadeira diferença que o nosso projeto pode fazer para os compromissos climáticos do país e a segurança energética”, .

Fonte: Tecmundo
Nélio Wanderley

Nélio Wanderley

CEO da Posto Seguro Brasil e sócio da Nortear Energy empresas de Consultoria e de Assessoria ao mercado de combustíveis Graduado em Administração e Gestão Comercial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduando em Gestão Pessoas e Comportamento Organizacional. Experiência profissional de mais de 30 anos na área Comercial, Gestão de Novos negócios (desenvolvimento de carteiras nas Distribuidoras de Petróleo), Gestão de Projetos, Gestão de Lubrificantes e Gestão de Rede de Postos, com carreira desenvolvida em empresas como: ATLANTIC, IPIRANGA e ALESAT.

Deixe uma resposta