fbpx

Ibovespa bate recorde com alta de 12,5%

Foto: Reprodução da Internet

As agências Ágora Investimentos, BB Investimentos e BTG Pactual atribuíram este excelente desempenho à estabilidade dos juros americanos. Este cenário incentiva os investidores a buscarem ativos de risco. Grandes fundos, nacionais e internacionais, movimentaram o mercado de ações brasileiras na tentativa de maximizar seus lucros.

Um dos principais motivos para o bom desempenho do Ibovespa em novembro foi o cenário econômico no exterior. Os dados de emprego e inflação nos Estados Unidos reforçaram a ideia de que a inflação está sob controle, alimentando a expectativa de corte nos juros. Nesse sentido, os retornos dos títulos públicos americanos recuaram de 5% em meados de outubro para abaixo de 4,5% em novembro. O momento de estabilidade econômica global incentivou os investidores a optarem por ativos de risco, impulsionando a performance do Ibovespa. Segundo a Ágora Investimentos, este cenário marca o fim do ciclo de aperto monetário nos EUA.

Apesar do otimismo, a Ágora Investimentos e outras instituições emitiram um alerta sobre a possibilidade de volatilidade nos mercados. A economia dos EUA ainda corre o risco de entrar em recessão, enquanto o Brasil continua tendo que lidar com desafios fiscais. Em âmbito nacional, a conversa centraliza-se no programa fiscal. Discussões sobre a possibilidade de alterações na meta fiscal para 2024 e a implementação de uma nova meta causam alvoroço. O desafio fiscal ainda preocupa, mas a possibilidade de aprovação do aumento dos impostos pelo Congresso é vista com bons olhos pelos mercados.

Ainda de acordo com o levantamento, a Vale (VALE3) se consolidou como a ação mais indicada, com 19 recomendações. Outras ações em destaque incluem Itaú Unibanco (ITUB4) com 17 recomendações, PRIO3 com 13 indicações, Petrobras (PETR4) com 9 e Sabesp (SBSP3) com 8, dentre outras. O levantamento realizado pelo Money Times baseou-se em informações disponíveis nas carteiras recomendadas por 27 instituições. O BTG Pactual, por exemplo, inseriu a Petrobras em sua carteira, alegando geração de caixa superior às estimativas do mercado. Segundo os analistas, o crescimento das ações é resultado da alta na produção e redução de investimentos. Isso gera expectativa de dividendos maiores por mais tempo, o que beneficia os investidores.

Fonte: BMC News
Nélio Wanderley

Nélio Wanderley

CEO da Posto Seguro Brasil e sócio da Nortear Energy empresas de Consultoria e de Assessoria ao mercado de combustíveis Graduado em Administração e Gestão Comercial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduando em Gestão Pessoas e Comportamento Organizacional. Experiência profissional de mais de 30 anos na área Comercial, Gestão de Novos negócios (desenvolvimento de carteiras nas Distribuidoras de Petróleo), Gestão de Projetos, Gestão de Lubrificantes e Gestão de Rede de Postos, com carreira desenvolvida em empresas como: Atlantic, Ipiranga e Ale.

Deixe uma resposta

Discover more from Posto Seguro

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading