Fonte: Reprodução da internet
O movimento do petróleo surpreendeu o mercado nesta quarta-feira (4) com os preços registrando quedas de mais 5%. As perdas aconteceram após dados mostrarem que os estoques de gasolina subiram muito mais que o esperado nos Estados Unidos, além dos temores de queda na demanda da commodity em meio a perspectiva de que os juros poderão ficar elevados por mais tempo.
São 02 fatores que estão derretendo o preço do petróleo:
1) Sobra derivados nos EUA: Segundo o DoE, os estoques de gasolina cresceram 6,481 milhões de barris no período, depois de terem subido 1 milhão de barris na semana anterior. Com estas elevações, os estoques de gasolina já estão 1% acima da média de 5 anos registrada pelo departamento pela primeira vez em 2023.
2) Redução produtividade refinarias nos EUA: As refinarias ativas caíram acima do esperado, de 89,5% para 87,3%, o que pode sugerir um acúmulo de estoques de petróleo na próxima semana. Pressão vem também do dólar firme nos EUA e no sentimento de que a demanda global pode estar se deteriorando diante de uma expectativa de uma cenário econômico menos favorável.
Apesar da decisão da Opep, os cortes voluntário de 1 milhão de barris diários da Arábia Saudita e de 300 mil barris diários da Rússia serão mantidos até dezembro, isso não impactou ainda o mercado. Uma nova reunião marcada para 26 de novembro irá decidir como a Opep irá se comportar em 2024.
Fonte: Valor Investe