fbpx

Desafios legais do RenovaBio: Ação contra a exclusividade dos distribuidores de combustíveis fósseis

Foto: Posto Seguro Brasil

O RenovaBio, instituído pela Lei 13.576/2017, enfrenta contestação jurídica no Supremo Tribunal Federal pelo Partido Renovação Democrática (PRD). A ação direta de inconstitucionalidade (ADI) questiona a obrigatoriedade exclusiva dos distribuidores de combustíveis fósseis em adquirir créditos de descarbonização, um mecanismo chave do programa.

Alega-se que a exclusão de outros agentes poluidores e a falta de alternativas para alcançar as metas individuais dos distribuidores são violações de princípios constitucionais e compromissos internacionais, como os delineados no Acordo de Paris. A aquisição compulsória de créditos de descarbonização sem oferecer alternativas para atingir as metas individuais dos distribuidores pode infringir o princípio do poluidor pagador.

Especialistas, como o advogado e professor Heleno Torres, sustentam que a legislação do RenovaBio é insuficiente para cumprir os objetivos de redução de emissões estipulados pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris. Apesar do programa em vigor, as emissões de gases de efeito estufa no Brasil atingiram seu ponto mais alto em 19 anos.

A ADI busca invalidar diversos dispositivos legais associados ao RenovaBio, incluindo artigos da Lei 13.576/2017, do Decreto 9.888/2019, da Resolução ANP 791/2019 e da Portaria Normativa 56/GM/MME/2022. A argumentação se baseia na incompatibilidade dessas normas com a Constituição Federal, especialmente no que diz respeito à tutela ambiental e ao princípio do poluidor pagador.

Fonte: Conjur
Nélio Wanderley

Nélio Wanderley

CEO da Posto Seguro Brasil e sócio da Nortear Energy empresas de Consultoria e de Assessoria ao mercado de combustíveis Graduado em Administração e Gestão Comercial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduando em Gestão Pessoas e Comportamento Organizacional. Experiência profissional de mais de 30 anos na área Comercial, Gestão de Novos negócios (desenvolvimento de carteiras nas Distribuidoras de Petróleo), Gestão de Projetos, Gestão de Lubrificantes e Gestão de Rede de Postos, com carreira desenvolvida em empresas como: Atlantic, Ipiranga e Ale.

Deixe uma resposta

Discover more from Posto Seguro

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading