Foto: Reprodução da Internet
A Usina Coruripe e a Adecoagro deram um passo importante na indústria de bioquerosene de aviação (SAF) ao certificarem três de suas usinas para vender etanol como matéria-prima. Essa certificação as coloca no grupo seleto de cinco usinas brasileiras com certificados ISCC Corsia Plus válidos para fornecer etanol para a produção de SAF, ao lado de unidades da Raízen, São Martinho e BP Bunge.
A certificação ISCC Corsia Plus foi obtida após a conclusão da auditoria externa nas unidades de Iturama e Limeira do Oeste da Coruripe, em Minas Gerais, e da certificação da Usina Angélica da Adecoagro no Mato Grosso do Sul em março deste ano.
Essa certificação é rigorosa, exigindo que a produção de etanol (e outras matérias-primas para SAF) não tenha promovido desmatamento desde 2008 e que a fazenda de produção da biomassa esteja em áreas específicas, sem florestas nativas, áreas protegidas por lei, espécies ameaçadas ou vegetação de alta biodiversidade. Além disso, é necessário alcançar uma redução de emissões de carbono de pelo menos 10% em todo o ciclo de vida.
Allan Pedrosa, coordenador de sustentabilidade da Coruripe, enfatiza a importância desse processo: ‘A área de produção deve demonstrar que não houve desmatamento desde 2008, além de alcançar uma redução nas emissões de carbono.’ Essa conquista representa um avanço significativo na produção sustentável de combustíveis para aviação no Brasil, contribuindo para a redução das emissões de carbono e para o cumprimento de padrões ambientais mais rígidos no setor.
Fonte: globorural




