Foto: Reprodução da Internet
Após mais de quatro décadas da sua descoberta, cientistas revelam a maior mina de diamantes do mundo. A jazida Popigai, que está localizada na fronteira da região de Krasnoyarsk e da República da Yakútia, possui diamantes singulares e de extrema dureza. Seu volume dispõe de alguns trilhões de quilates, o que a deixa em um patamar mais elevado que todas as reservas do mundo.
Segundo explicação de Aleksandr Portnov, doutor em geologia de minas, a maior mina de diamantes do mundo foi formada a partir da queda de um meteorito, e só foi descoberta na década de 1970, contudo sem a possibilidade de exploração naquela época.
Portnov destaca que a impactante descoberta dessa jazida de diamantes foi mantida por muito tempo em completo sigilo porque suas reservas são extraordinariamente grandes. O segredo se manteve enquanto não era possível determinar se os diamantes podiam ser usados pela indústria.
A demanda por diamantes na indústria é enorme, cerca de 5 bilhões de quilates. Contudo, a busca no mercado pelas pedras naturais ainda é muito pequena, segundo Serguei Goryainov, comentarista da Agência de Informação e Análise Rough & Polished.
Fonte: clickpetroleoegas




