Fonte: Posto Seguro Brasil
Queda do consumo.
Uso do Etanol hidratado no Brasil está com seu consumo caiu 35% se compararmos a média histórica dos primeiros sete meses (JAN/JUL) dos últimos 5 anos.
Esse fato foi agravado pelas políticas públicas de desoneração dos combustíveis fósseis, sem manutenção da equivalência dos biocombustíveis, dessa forma direcionando o consumo para Gasolina.
Atualmente temos um cenário muito oportuno para retomada do crescimento do Etanol Hidratado, pois a paridade de preços de bomba do Etanol x Gasolina está em 63% a nível Brasil tendo variação de Estados que vai de 57% no Mato Grosso a 99% no Amapá.
Qualidades do etanol.
O Etanol tem muitas vantagens, e por esse motivo merece ter um olhar especial pelos órgãos reguladores, produtores, distribuíres e revendedores. O consumidor só irá ter a percepção exata disso, se todos se unirem em uma campanha nacional de conscientização da sua importância na diminuição de importação de Gasolina gerando divisas ao país, na aceleração da descarbonização através de uma matriz já instalada e com capacidade de crescimento sem impactos relevantes ao meio ambiente, pois toda parte agricultável já foi desenvolvida para esse fim, e as novas tecnologias de processamento seja Cana de açúcar de segunda geração ou de Milho já estão com essa pegada ecológica.
Vantagens:
- Renovável: É fabricada através de recursos da natureza que não se esgotam
- Menos poluente: A emissão de gases na atmosfera é menor, tanto em sua produção, quanto durante seu uso.
- Preserva a atmosfera: A produção de etanol é um processo absorve parte do CO2 do ar e libera ar puro, graças à fotossíntese.
- Maior potência ao veículo: Essa garantia ocorre porque o combustível alcança grande taxa de compressão. Quanto maior a taxa de compressão em um motor, maior seu rendimento.
- Saúde: Uso de combustível fóssil produz diversas substâncias pela queima incompleta da gasolina e do diesel e contribuem para o aumento da poluição e o crescimento de incidência de doenças respiratórias. A preferência pelo etanol reduz em até 92% a emissão de carbono nos escapamentos dos carros quando comparado com o uso da gasolina, diminui em 99% o lançamento de benzeno e em 90% o de óxido de enxofre.
- Empregos no campo: A implantação das usinas de etanol de milho, além de auxiliar no aumento da produção do grão e geração de emprego no campo, tem mudado a realidade dos municípios às quais estão instaladas com a agroindustrialização.