Foto: Reprodução da Internet
Biodiesel é a forma efetiva e viável para a descarbonização de caminhões
O biodiesel é uma alternativa realista para a descarbonização, quando comparado ao diesel verde.
Os principais produtores mundiais de biodiesel são os Estados Unidos, a Indonésia e o Brasil. Embora pouco se divulgue, Alemanha e China também fazem parte dos países com produção significativa. A indústria brasileira de biodiesel está se recuperando de uma queda em 2022, quando a mistura obrigatória foi reduzida para 10%. Com a retomada da progressão da mistura para 14% este ano e 15% no próximo, espera-se que o Brasil se aproxime novamente dos líderes.
B100 já é realidade
Empresas brasileiras, como a Amaggi, a JBS, o Grupo Potencial e a Be8, estão dando exemplos de que a utilização de biodiesel a 100% é possível e viável.
A Amaggi usa seu biodiesel puro (B100) em suas máquinas e equipamentos na Fazenda Sete Lagoas, em Diamantino (MT).
A JBS realiza testes com um caminhão, abastecido exclusivamente com biodiesel de sua própria produção.
O Grupo Potencial realiza testes com caminhões de sua frota, mostrando que o veículo abastecido com biodiesel 100% (B100) foi em média 2,33% mais econômico na comparação uma mistura B14.
A Be8 lançou um produto específico para utilização B100 em motores ciclo diesel nos modais rodoviário, hidroviário e marítimo ou ferroviário.
Essas iniciativas demonstram que o B100 já é uma alternativa para a descarbonização da matriz energética no transporte brasileiro.
Fonte: epbr




