Barco elétrico: Solar Sal 24

Foto: Reprodução da Internet

Um barco recebeu a designação de “primeira embarcação de passageiros inspecionada pela Guarda Costeira dos EUA 100% movida a energia solar”. Trata-se do Solar Sal 24, barco elétrico com cabine cuddy movido a energia solar construído pela Belmont Boatworks em Belmont, Maine.

Equipado com um motor elétrico alimentado por baterias recarregadas por painéis solares, o Solar Sal 24 possui células fotovoltaicas em quantidade suficiente para proporcionar um alcance infinito — pelo menos enquanto o sol estiver brilhando.

Uma parte do desempenho solar impressionante do Solar Sal 24 se deve ao tamanho impressionante de sua cobertura solar. Estendendo-se por quase todo o comprimento do barco de 7,3 metros, a cobertura suporta quatro grandes painéis solares de 360W, totalizando 1.440 watts de capacidade de carregamento solar.

Esses painéis ajudam a carregar quatro baterias de lítio Torqeedo Power 24-3500, fornecendo uma capacidade de armazenamento a bordo de 14 kWh. No entanto, desde que o barco mantenha sua velocidade de cruzeiro de 5 nós (10 km/h), a saída dos painéis solares é suficiente para alimentar o motor sem a necessidade de usar a energia da bateria. Isso dá ao barco um alcance infinito enquanto o sol estiver brilhando e uma longa autonomia durante a noite, dependendo da velocidade.

Para aqueles que desejam um pouco mais de velocidade, o barco pode atingir 6 nós a toda potência, aumentando a velocidade máxima para 11 km/h.

Quando operando à noite, o barco possui um alcance de 39 km a toda velocidade ou 72 km a velocidade de cruzeiro. Reduzindo a velocidade para 7 km/h, o barco tem um alcance de 160 km, o que levaria quase 24 horas para percorrer, o que significa que o sol provavelmente estará de volta a tempo de recarregar a bateria.

Outra vantagem dos painéis solares é que o barco não está limitado a atracar em portos com energia de terra, mas pode ser ancorado em qualquer lugar enquanto carrega suas baterias até a capacidade máxima.

Imagem: Belmont Boatworks

Outras características

  • O Solar Sal 24 vem com uma série de equipamentos padrão, incluindo duas cadeiras de capitão deslizantes, almofadas para os bancos com encostos, carregadores USB em ambos os lados do barco, luzes de navegação, luz de âncora, luzes de teto, uma mesa, oito suportes para copos, superfícies antiderrapantes no piso e no convés, e uma bomba de porão.
  • Além disso, há uma série de opções disponíveis por um custo adicional, como um Chartplotter de 9 polegadas e transdutor, âncora e cabo, rolo de proa, propulsor de proa, vaso sanitário marinho Laveo, proteção de janelas e um reboque.
  • Os barcos elétricos movidos a energia solar estão se tornando cada vez mais comuns, oferecendo uma navegação silenciosa e eficiente sem a preocupação de recarregar em portos.
  • Embora já tenhamos visto várias opções no mercado de alto padrão, elas geralmente vêm com preços muito mais elevados.
  • Enquanto o Solar Sal 24 não é uma compra por impulso com seu preço de US$ 135 mil, ele também não carrega o mesmo preço de milhões de dólares de vários iates elétricos movidos a energia solar disponíveis.
Fonte: Olhar Digital

Nélio Wanderley

Nélio Wanderley

CEO da Posto Seguro Brasil e sócio da Nortear Energy empresas de Consultoria e de Assessoria ao mercado de combustíveis Graduado em Administração e Gestão Comercial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduando em Gestão Pessoas e Comportamento Organizacional. Experiência profissional de mais de 30 anos na área Comercial, Gestão de Novos negócios (desenvolvimento de carteiras nas Distribuidoras de Petróleo), Gestão de Projetos, Gestão de Lubrificantes e Gestão de Rede de Postos, com carreira desenvolvida em empresas como: ATLANTIC, IPIRANGA e ALESAT.

Deixe uma resposta