Foto: Reprodução da Internet
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse nesta quinta-feira (10) que, diante da elevação das barreiras comerciais globais, a Petrobras tem vantagem competitiva com a autossuficiência e precisa aumentar a capacidade de refino para ter “eficiência plena”.
Afirmou ainda que “ter uma empresa como a Petrobras ajuda a reduzir o preço interno do combustível e é muito importante para ganhar competitividade”.
“Somos importadores de derivados. Temos que aumentar nossa capacidade de refino para ter uma eficiência plena. Tem uma vantagem competitiva porque as barreiras comerciais vão encarecer.”
O presidente do BNDES defendeu que a Petrobras faça a prospecção da Margem Equatorial para verificar seu potencial, frisando que, apesar dos receios à época do início da exploração do Pré-Sal, não houve acidentes na região.
“Também precisamos avaliar qual é o nosso potencial de petróleo na Margem Equatorial. Pesquisa é uma coisa importante na economia e conhecimento científico é fundamental para o debate”, afirmou.
“Avaliamos que a Petrobras tem um histórico de muita segurança, especialmente na fase de prospecção, não tem nenhum acidente relevante.”
Fonte: cnnbrasil




